quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Camp

Compartilhar
Com o cuidado de não ficar apenas no passado, mas utilizá-lo como fonte de referência direta, o designer americano Paul Loebach desenvolveu a série de mobiliário Camp Collection. Baseada na estética rústica norte-americana, os traços relembram a mobília encontrada em casas de campo das montanhas, impressos no imaginário global pelo cinema.
De fato, o visual escolhido por Loebach tem suas origens na segunda metade de 1800, quando os Estados Unidos viveu a sua Guerra Civil. Juntamente ao fim, cerca de 1865, emergiu a prática de aventurar-se ou passar momentos de lazer nas região das Montanhas Adirondack. A prática se tornou moda e, com ela, as famílias abonadas começaram a investir em espaços e utensílios para o campo, criando uma estética rústica - que não chega a ser primitiva.

Nos anos de 1920, o mobiliário rústico foi popularizado e perdurou como objeto produzido em larga escala até meados de 1960. Na virada da primeira década do século 21, esse estilo é retomado e encontra eco em estéticas atuais, ligadas à vida no campo e sustentabilidade.
Os traços dos móveis relembram modelos encontrados em casas de campo das montanhas, impressos no imaginário global pelo cinema.
Pra ficar de olho...