segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Moda e literatura

Compartilhar Machado de Assis foi cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta e é considerado um dos mais importantes nomes da literatura no país. Agora descobrimos que ele também contribuiu para a moda, segundo o livro Moda e Ironia em Dom Casmurro, de Geanneti Tavares Salomon (R$ 40), lançado recentemente.  O estudo feito por Gianneti ressalta que a moda pode ser vista também como fonte valiosa de informação estética e social - uma estratégia literária (muito usada por Machado de Assis), que o ajudava na criação dos perfis de personagens. E fora toda história, o livro apresenta detalhes do vestuário no século 19. O máximo!

Machado era um homem acima de tudo atualizado e refletia sobre as tendências de seu tempo, principalmente sobre questões de ascensão social. Nesse quesito, é imprescindível creditar a desenvoltura com que o escritor se apoiava na moda como "estratégia de criação literária". No universo do grande escritor, a moda toma uma dimensão cultural insuspeitada na literatura brasileira. Ele utiliza o vestuário feminino do século 19 para estabelecer a "coerência visual do período retratado", como defende Geanneti. 
Ela analisa o romance Dom Casmurro com a descrição da Capitu menina, com seu vestido de chita, e da Capitu mulher, que vai esplendorosa ao baile. O posicionamento da mulher na época e até mesmo os processos de sedução tinham suas raízes ligadas à moda. Com a exibição do corpo vedada, a atenção sensual era desviada para rendas e babados.



Mais do que falar sobre moda, o escritor desmonta a representação social da arte de se vestir e "ridiculariza a instabilidade da moda", conforme explica a também professora da PUC-Minas, Geanneti, enquanto se delicia em apresentá-la em escrita de primeira qualidade. Pra ler já!