quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Business

Compartilhar
A Forbes fez uma lista boa de filmes que todo homem (mulher) de negócios deveria assistir. Dramas, comédias, suspenses, documentários, todos muito bons. Veja a seleção de filmes (com boas lições):

1) Cidadão Kane - é um retrato da busca incansável de poder e riqueza – e de como o protagonista descobre o que é mais valioso na vida. O personagem principal, Charles Foster Kane, dono de uma rede de jornais, foi inspirado em William Randolf Hearst. Seu grupo chegou a controlar 28 jornais, 18 revistas, uma produtora de cinema e cadeias de rádio nos Estados Unidos. Moral da história: o que conta para você no final? Título original: Citizen Kane / Diretor: Orson Welles / 1941.
2) Sucesso a Qualquer Preço - a história gira em torno de um grupo de corretores de imóveis que luta para manter seu emprego. Para incentivá-los, a empresa oferece três prêmios pelo seu desempenho: o primeiro é um Cadillac; o segundo é um jogo de facas para churrasco. O terceiro é a demissão. O elenco conta com pesos-pesados da sétima arte, como Al Pacino, Jack Lemmon e Alec Baldwin. Na pele do personagem Blake, um bem-sucedido corretor, o ator protagoniza um dos diálogos cinematográficos mais citados pelos homens de negócios – recheado de provocações e muito mais. Moral da história: você sabe incentivar a equipe? Título original: Glengarry Glen Ross / Diretor: James Foley / 1992.
3) A Felicidade Não se Compra - um pequeno empresário arruinado enfrenta problemas com os credores e está à beira do suicídio, quando é socorrido por um anjo, Clarence. Com a intervenção sobrenatural, o protagonista, George Bailey, percebe sua própria importância para muitas pessoas. Ao se dar conta disso, passa também a ser ajudado por outros personagens. Moral da história: cultive sempre um grupo de colaboradores leais e comprometidos. Só eles poderão ajudá-lo nos momentos mais sombrios – ou, então, apele para os anjos. Título original: It s A Wonderful Life / Diretor: Frank Capra / 1946.

4) I.O.U.S.A. - é um documentário patrocinado, em parte, pela Peter G. Peterson Foundation. Peterson é um investidor bilionário que também atuou como secretário do Comércio dos Estados Unidos. O filme trata da preocupante crise fiscal enfrentada pelos Estados Unidos, fruto do forte desequilíbrio orçamentário da maior potência do mundo. Essa irresponsabilidade fiscal, de acordo com o filme, atrapalha todos os aspectos do país – incluindo as empresas. Moral da história: trata-se de um alerta para os executivos: nenhuma empresa é uma ilha, e qualquer planejamento dos negócios requer uma profunda compreensão das forças que estão além das paredes do escritório. Título original: I.O.U.S.A / Direção: Patrick Creadon / 2008.
5) O Equilibrista - é um documentário que conta como, em 1974, Philippe Petit surpreendeu o mundo ao atravessar o vão entre as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, por um cabo de aço suspenso a 411 metros de altura. O filme é baseado no livro do próprio Petit, To Reach the Clouds.  Moral da história: é verdade que os executivos podem se identificar com qualquer equilibrista por muitos motivos, como a necessidade de satisfazer as demandas mais díspares ao mesmo tempo – da família ao chefe, passando pelos subordinados. Mas, para realizar algo, além de um planejamento meticuloso,  é preciso paixão e visão. Título original: Man on wire / Diretor: James Marsh / 2008.
6) O Gângster - é baseado na história real de Frank Lucas, interpretado por Denzel Washington. Oriundo de uma família pobre da Carolina do Norte, Lucas foi tentar a vida em Nova York, onde se tornou um dos maiores traficantes de heroína dos Estados Unidos nos anos 70. O filme é baseado em uma reportagem do jornalista americano Mark Jacobson. Moral da história: trata-se de uma aula sobre como identificar e explorar as ineficiências do mercado para ultrapassar os concorrentes já estabelecidos. Título original: American gangster / Diretor: Ridley Scott / 2007.
7) Como Enlouquecer seu Chefe - retrata o cotidiano entediante e exaustivo dos funcionários de uma empresa de software. Peter, o protagonista, resolve fazer terapia para melhorar seu ânimo. Em meio às sessões, descobre que o problema é o seu trabalho. Para mudar de vida, decide forçar a empresa a demiti-lo e, por isso, passa a sabotá-la – mas suas ações não surtem o efeito esperado. Moral da história: essa comédia é para os que precisam de um empurrão para virar a mesa ou, pelo menos, mudar a rotina. Título original: Office Space / Diretor: Mike Judge / 1999.
8) Risky Business - Tom Cruise ainda tinha idade para fazer filmes adolescentes quando protagonizou Risky Business, no início dos anos 80. A comédia mostra os apuros em que seu personagem se mete quando resolve chamar uma garota de programa para uma noitada, aproveitando que seus pais foram viajar. O jovem acaba se envolvendo com a prostituta e suas amigas, a ponto de transformar sua casa em um local para que elas recebam seus clientes. Moral da história: no filme existem boas sacadas de como identificar uma demanda de mercado e atendê-la com competência.Título original: Risky Business / Diretor: Paul Brickman / 1983.
9) Session 9 - um empresário quase falido e sua equipe de quatro funcionários aceitam uma proposta sombria: limpar um abandonado sanatório no interior de Massachusetts. Seria apenas uma questão de esfregões e água, não fossem os espíritos que perambulam pelos corredores. Incomodada com as inusitadas companhias, a equipe decide acelerar o trabalho e fazer o que tinha combinado em apenas uma semana, em vez das duas semanas inicialmente previstas. Moral da história: há clientes que causam arrepios e nem sempre os negócios são bons, mesmo que você esteja com a corda no pescoço. Título original: Session 9 / Diretor: Brad Anderson / 2001. 
10) Assassinato em Gosford Park - é um belo filme de mistério, recheado de diálogos espirituosos e vários enredos paralelos. A história principal gira em torno do aristocrata Sir William McCordle, que abre sua propriedade para uma grande festa. Temeroso de que alguém queira matá-lo, tranca-se no escritório com uma faca no casaco. E há muitos convidados com motivos para assassiná-lo. Moral da história: como se antecipar ao mercado. A governanta da mansão, interpretada por Helen Mirren, dá uma das melhores definições sobre como orientar os serviços para os clientes: “Eu sei quando eles sentirão fome, e a comida está pronta. Eu sei quando eles ficarão cansados, e sua cama estará arrumada. Eu sei disso tudo antes mesmo que eles o saibam.” Dá ou não dá vontade de saber o mesmo sobre seus clientes? Título original: Gosford Park / Diretor: Robert Altman / 2001.