quarta-feira, 25 de maio de 2011

La Bella Toscana

Compartilhar Quem entendeu o fundamento Toscana básica na lua-de-mel, com visitas a vinícolas e vilarejos belissimi, assim como deu por visto Firenze, Pisa, Siena, Arezzo e Montepulciano, chegou a hora de virar a página e começar um novo capítulo da história. Igualmente romântica e com final feliz. Afinal, estamos sob o sol da Toscana, como no filme, em plena primavera, inegavelmente a melhor época para subir e descer seus montes perfumados pelos ciprestes que contornam villas terracota em contraste com um lindo céu azul.
Novidade por ali é a inauguração de dois hotéis que, ao mesmo tempo que mantém a marca registrada da região – aquele clima de nobreza renascentista –, fogem dos clichês que fizeram a fama do lugar. Sim, os novos endereços estão em construções seculares, rodeados de florestas e campos de parreiras, mas existe algo de fresco no ar.
Digamos que a turma do Castel Monastero (fotos acima) e Il Salviatino (abaixo) tenha limpado o ambiente, tirado os excessos da vecchia Toscana.
O décor foi reordenado com elementos contemporâneos (misturados com antiques, sempre) e os espaços estão mais livres para, digamos, evoluirmos sem achar que estamos na era dos Medici. Um alívio imediato, um respiro mais do que necessário em tempos de repulsa ao exagero e a opulência. E os serviços seguem a moda post-modern, com uma pitada de rotina real – no Salviatino, por exemplo, você é recebido por um “service ambassador”, encarregado de satisfazer todos os seus desejos mundanos –, SPA e doses de gastronomia tendência: o top chef Gordon Ramsey, aquele do reality show no qual ressuscita restaurantes à beira do abismo, assina o cardápio do Monastero. Tanto lá quanto acolá, novidades a menos de uma hora de Florença. Alugue um carro e andare via! Só não desvie da rota, nada de pernoitar em vilarejo com casa de pedrinhas. E vai ser preciso muito foco, gente, foco.