domingo, 23 de janeiro de 2011

Os mais cool do planeta

Compartilhar
A CNN fez ranking dos mais curiosos, publicado sexsta-feira (21) no site da rede: elegeu as 12 nacionalidades mais cool do planeta, baseada em critérios subjetivos, porém, perfeitamente pertinentes. A lista cita motivos que fazem deste ou daquele país um lugar mais interessante que o vizinho, e a gente há de concordar que aqui é muito mais legal do que a maioria dos integrantes da relação. Deixamos para trás os turcos, japoneses, chineses, belgas, espanhóis, americanos… Até mongóis e botswanos aparecem. Diz o bem-humorado texto sobre o Brasil (leia a íntegra aqui): “Sem os brasileiros não teríamos o samba e o Carnaval; não teríamos a beleza do futebol de Pelé e Ronaldo; tampouco teríamos a minúscula moda praia e os corpos bem torneados das areias de Copacabana, além de certos procedimentos de depilação com cera. A menos que eles estejam utilizando sua reputação de povo sexy, festeiro e easy going como disfarce para exterminar golfinhos ou invadir a Polônia, então não temos outra escolha a não ser eleger os brasileiros como o povo mais cool da face da Terra. Se você é brasileiro e está lendo isto, parabéns – mas você deveria estar exibindo sua barriga tanquinho por aí ao invés de estar sentado na frente do computador. Isso não é nada cool.
Ícone cool: Seu Jorge. O cantor criado nas favelas faz covers de Bowie em português e vai fazer você desejar que Ziggy Stardust tivesse nascido no Brasil e não no espaço
O que não é tão cool: Mmmmm…a carne e o cacau brasileiros, tão deliciosos, contribuem com parte da devastação das florestas locais, o que deixa um sabor amargo na boca”
O ranking é contestável (a seção de comentários deles está pegando fogo), o humor é meio americano, ok, e é uma visão um tanto enclichezada, vá lá, mas que é gostoso sermos considerados o máximo pela CNN, ah, isso é!